Ruido
No senso comum, a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Na eletrônica o ruído pode ser associado à percepção acústica, por exemplo, de um "chiado" característico (ruído branco) ou aos "chuviscos" na recepção fraca de um sinal de televisão. De forma parecida a granulação de uma foto, quando evidente, também tem o sentido de ruído. No processamento de sinais o ruído pode ser entendido como um sinal sem sentido (aleatório), sendo importante a relação Sinal/Ruído na comunicação. Na Teoria da informação o ruído é considerado como portador de informação.
Definição 2
O ruído é, por definição, qualquer som indesejável, desagradável ou perturbador, física ou psicologicamente, para quem o ouve. Varia na sua composição em termos de freqüência, intensidade e duração.
A poluição sonora caracteriza-se pela emissão de ruído que, de forma isolada ou combinada, pode causar incomodidade. Este tipo de poluição provoca graves efeitos sobre a saúde do Homem, designadamente: perturbações psicológicas ou fisiológicas, associadas a reações de stress, alterações de humor ou falta de concentração, hipertensão arterial e distúrbios cardiovasculares, bem como problemas graves no aparelho auditivo, como a perfuração do tímpano ou surdez total. Ruído no Ambiente Urbano:
As principais fontes de ruído existentes no Ambiente Urbano são:
• Transportes;
• Obras de Construção Civil;
• Atividades Comerciais e Industriais;
• Ruído de Vizinhança;
• Atividades Ruidosas Temporárias.
Atividades com ruídos:
Muitas pesquisas feitas, no mundo inteiro, têm comprovado que ruídos causados em ambientes de trabalho podem levar a perda auditiva. Dentre os profissionais vulneráveis a esse problema, destacam-se:
Trabalhadores de construção
Fazendeiros
Professores e enfermeiros
Bombeiros
Trabalhadores de plataforma
Trabalhadores de escritório em ambientes abertos
Trabalhadores de indústria
Soldador
Mecânicos
Mineiros