Sistemas de arquivos
Sistema de arquivos é um conjunto de estruturas logicas e de rotina, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Hoje em dia, em que a capacidade do disco, volume de arquivos e acesso vem aumentando muito, esta tarefa vem se tornando cada vez mais complicada exigindo o uso de sistemas de arquivos mais complexos e robustos. No Linux a diferentes sistemas de arquivos, como pro exemplo, o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muito outros tipos de sistema de arquivos.
EXT2
Os arquivos são organizados de maneira simples, com o HD dividido em vários clusters, onde cada cluster armazena um arquivo ou um fragmento de arquivo. Um índice no inicio do HD guarda uma tabela com os endereços de cada arquivo no HD. O EXT2 tem uma grande tendência a perder dados quando o micro é desligado incorretamente. Nestes casos utiliza-se o fsck, que vasculha todos os arquivos da partição, de forma a detectar e a corrigir erros, da mesma forma do scandisk do Windows. Mais que apresentam dois problemas fundamentais tais como:
1 O teste demora muito.
2 Só corrige erros simples.
EXT3
É uma evolução do EXT2, que inclui um sitema de journaling. O journal consiste em uma espécie de log, que armazena todas as alterações que são feitas nos arquivos e quando elas forem concluídas. Quando o micro é desligado incorretamente, o fsck consulta este diário para corrigir os erros em precisar executar o teste completo. O EXT3 evoluiu muito nos últimos anos e é atualmente um sistema de arquivo muito seguro, utilizado por padrão nas maiorias das distribuições. As principais vantagens de utilizar o EXT3 é que seus boots são mais rápidos.
ReiserFS
O sistema de arquivos ReiserFS teve sua primeira aparição em 2001, com Hans Reiser. Desde então, o ReiserFS vem sendo cada vez mais utilizado, principalmente por estar disponível como padrão em muitas das distribuições Linux, fazendo frente ao sistema de arquivos ext3.
A boa aceitação do