Atps empreendedorismo
EMPREENDEDORISMO
Introdução
“O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.” (Dornelas, 2008, p.39). Para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário ser visionário, saber tomar decisões, fazer a diferença, explorar ao máximo as oportunidades, ter determinação, dinâmica, dedicação, ser apaixonado pelo que faz, ser independente e construir o próprio destino, ser líder e formador de equipe, ser bem relacionado, ser organizado, planejar, possuir conhecimentos e assumir riscos calculados.
“No Brasil, o empreendedorismo se popularizou a partir da década de 90, o que contribuiu para a crescente participação desse tipo de empresa na economia do país. O papel de destaque da modalidade ganhou ainda mais força com a entrada em vigor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2007, e da Lei do Microempreendedor Individual, em 2008. Nos últimos cinco anos, em média, mais de 600 mil novos negócios, anualmente, foram registrados no Brasil. E os Microempreendedores Individuais (MEI), não computados naqueles números, já somam mais de 1,5 milhão de registros. Os números demonstram que o empreendedorismo está consolidado no país – e crescendo.” (Em: < http://www.brasil.gov.br/empreendedor/empreendedorismo-hoje>. Acesso em 03 de abril de 2013.).
“O empresário que opta por uma franquia já inicia seu negócio com uma marca conhecida no mercado. Por outro lado, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. Vantagens de uma franquia: marca conhecida no mercado e boa reputação, aumento nas chances de sucesso, existência de um plano de negocio, maior garantia de mercado, economia de escala, independência jurídica e financeira, possibilidade de pesquisa e desenvolvimento. Desvantagens: pouca flexibilidade oferecida, risco de ocorrência de falhas no sistema, localização forçada.” (Em: