Sistemas de apoio à decisão
Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), são sistemas informatizados interativos que auxiliam o usuário no processo de tomada de decisão que oscila entre alternativas apresentadas via estimativas e grandeza de importância de cada uma, sobretudo via estimativas de peso de cada opção. Além das estimativas, analisa a evolução e compara as opções, utilizando dados e modelos para resolver problemas semi-estruturados ou não estruturados. Os SAD, que também são conhecidos como "Decision Support Systems" (DSS), possuem funções específicas, não vinculadas aos sistemas existentes, que permitem buscar informações nas bases de dados existentes e delas retirar subsídios para o processo de tomada de decisão. O objetivo dos SAD é o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de decisão e não a substituição do operador em suas decisões. O utilizador é que controla todo o processo, devendo assim, possuir conhecimento de quando usar um SAD, que SAD usar, e o mais importante, qual o grau de dependência em relação à informação obtida.
As principais características dos SAD são: • Possibilidade de desenvolvimento rápido, com a participação ativa do usuário em todo o processo; • Facilidade para incorporar novas ferramentas de apoio à decisão, novos aplicativos e novas informações; • Flexibilidade na busca e manipulação das informações; • Individualização e orientação para a pessoa que toma as decisões, com flexibilidade de adaptação ao estilo pessoal de tomada de decisão do usuário; • Real pertinência ao processo de tomada de decisão, ajudando o usuário a decidir através de subsídios relevantes; • Usabilidade, ou seja, facilidade para que o usuário o entenda, use e modifique de forma interativa.
Benefícios
Um SAD alarga a possibilidade do operador para processar informação e conhecimento, bem como contornar problemas grandes, complexos e demorados. Reduz o tempo de resposta da tomada de