Sistema de Apoio a Decisão
A dimensão tecnológica que engloba o Sistema de Apoio a Decisão é estruturada de uma forma que seja eficiente e de fácil entendimento para quem gerencia a empresa, até porque na maioria dos casos esses indivíduos não possuem perícia no uso da informática e sempre dependem de um sistema um tanto quanto sugestivo e até mesmo simples porém com uma função um tanto quanto complexa. A tecnologia envolvida nesse sistema deve englobar uma gama de funções para uma maior facilidade nas decisões envolvendo o gerenciamento da empresa e de seus funcionários, além de todos os processos que a mesma faz parte.
O sistema é feito de maneira extremamente organizacional, até porque não faria sentido um sistema para organizar uma empresa ser desorganizado, suas ferramentas tem como única função o controle total do que a empresa irá desenvolver ou até mesmo adquirir no futuro, tecnicamente o destino da empresa será definido através das funcionalidades desse sistema.
Na área humana é importante que os conceitos do SAD retratem a cultura organizacional, não servindo apenas para atender às necessidades específicas do usuário, mas que seja orientado para pessoas que tomam decisões, devendo ser flexível na busca, acesso e manipulação das informações, utilizando-se de uma interface o mais amigável possível para satisfazer as necessidades gerais das organizações. Utilizando um SAD é possível aos tomadores de decisão buscar informações em bancos de dados diferentes, mesmo que estejam em lugares distintos. É possível também acessar a outras fontes de dados pela Internet ou por uma Intranet da organização.
O processo de tomada de decisão necessita que se tenha informações específicas sobre o determinado problema, para que, desta maneira, o gerente possa analisá-lo e suprir suas necessidades. Ajuda a tomar decisões não usuais com rapidez e antecedência a fim de solucionar problemas não predefinidos, usam informações internas obtidas dos SPT e SIG e também