Aula pratica
Disciplina de Bioquímica Industrial
Prof. Dr. Carlos André Veiga Burkert
MSc. Elisane Odriosolla dos Santos
Eng. Daniela Nogueira
Vítor Augusto Schütt Zizemer (monitor)
Aula Prática: Contagem de Bolores e Leveduras
1. INTRODUÇÃO De uma maneira geral, os fungos incluem bolores e leveduras. Esses microrganismos são importantes nas fermentações industriais, tais como produção de bebidas fermentadas (cerveja e vinho), pães, antibióticos, vitaminas e ácidos orgânicos. Os bolores podem crescer em substratos com altas concentrações de açúcar, pois não são tão sensíveis às altas pressões osmóticas. Suportam variações de pH entre 2,0 e 9,0, enquanto as leveduras toleram pH entre 2,2 e 8,0. As leveduras crescem em uma faixa ampla de temperatura, entre 20 e 30°C, semelhante à ambiente. Assim como as bactérias, os fungos absorvem nutrientes. A absorção é auxiliada por enzimas secretadas no meio, que quebram as moléculas orgânicas em porções menores, possibilitando o seu transporte facilmente para dentro da célula. Para o caso de alimentos, assim como outros produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – ligada ao Ministério da Saúde - é responsável pela criação de resoluções que regulamentam a produção e o comércio de alimentos. Também são estabelecidos pela ANVISA os critérios de contaminação microbiológica que devem ser mantidos, para atender a um padrão de qualidade.
2. OBJETIVO Realizar a análise de bolores e leveduras de amostras sólidas, bem como proceder à determinação pela técnica de contagem em superfície.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Preparo de Meios de Cultura
• Para amostras sólidas, pesar assepticamente 25g e homogenizar em 225mL de água peptonada 0,1%. Essa solução denomina-se diluição 10-1. • Transferir com pipeta estéril 1mL da amostra diluída (10-1) para um tubo diluente contendo 9mL de água peptonada. Essa