sistemas de acumula ao de custos
ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA DE CUSTEAMENTO Na estrutura básica de um sistema de custeamento, são reconhecidos os seguintes elementos:
· sistema de acumulação de custos;
· sistema de custeio;
SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa. Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua.
SISTEMA DE PRODUÇÃO POR ENCOMENDA: caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados;
SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA: caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados.
Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes.
Por outro lado, a empresa que produz, em série, bens ou serviços padronizados deverá adotar o sistema de acumulação de custos por processo.
1.1 Sistema de acumulação de custos por ordem de produção
Produzir por encomenda significa a elaboração de produtos com características exclusivas definidas pelo clientes, como: embalagens, móveis planejados, roupas com logotipo, máquinas, caldeiras de vapor, etc.
Como regra a empresa que opera com esse tipo de produto não mantém estoques de produtos acabados, pois, no caso de produtos de grande porte, o custo é alto e o risco de estocagem também.
No caso das empresa que trabalham com esses tipos de produto precisa contar com o pedido prévio do cliente.
Ocorrem circunstâncias que contratos preestabelecidos entre as partes (empresa/cliente) exigem que sejam