Trabalho de Psicologia
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
CAMPO GRANDE-MS
2014
De acordo com Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, portanto, essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide (fisiológicas, segurança, afeto, estima e realização pessoal). Maslow apresentou a Teoria da Motivação, assim, o filme será analisado a partir dessa teoria. O Filme a Procura da Felicidade retrata a história de um homem pobre, pai de família, vendedor de scanner de densidade óssea que vê a oportunidade de mudança de vida ao concorrer a uma vaga em uma corretora de seguros. No decorrer da trama é mostrada toda a sua trajetória em busca desse objetivo.
Primeiramente, identificamos às necessidades fisiológicas, que é o nível mais baixo de todas as necessidades humanas. Neste nível encontram-se as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), etc. Essas necessidades faltavam para Gardner, pois observamos no início do filme que ele se vê em um verdadeiro abismo e não encontra solução imediata que resolva sua crise financeira. Diante desta situação, sua mulher o abandona e deixa a responsabilidade de criar o filho inteiramente com ele. Em seguida vem a necessidade abrigo, situação que ocorre quando Gardner chega ao ponto de dormir em albergues, banheiros públicos, tendo em todo momento a companhia do filho pequeno que o motiva a persistir com seu sonho de melhorar sua situação.
Logo em seguida vem a necessidade de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida. Quando Gardner encontra um sujeito procurando uma vaga para estacionar uma Ferrari vermelha, impressionado ele fez duas perguntas: “O que você faz? Como você faz?”. O dono da Ferrari respondeu dizendo