sistemas construtivos
ANÁLISE CRÍTICA
Manaus-Am
Setembro/2014
ANÁLISE CRÍTICA
Manaus-Am
Setembro/2014
Análise Crítica
Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil
A construção civil é uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico dos seres humanos. Porém, certas etapas do processo construtivo não recebem a devida atenção com isso não conseguem se desenvolver. Estas etapas estão ligadas diretamente aos impactos ao meio ambiente, como a utilização de recursos da natureza para a construção, ou pela modificação de uma área ainda sem influência dos seres humanos, e até pela produção de um grande volume de resíduos, muitas vezes não aproveitados.
O maior desafio desse setor na atualidade é escolher o que deve ser mais valorizado, a produção, e os lucros, ou o meio ambiente. E cabe a instituições de pesquisa auxiliar essas empresas na implantação de manuais explicativos, os quais possibilitem a implantação de uma filosofia preservativa em relação a natureza, conseguindo mantes os lucros da empresa.
Segundo o SindusCon-SO, este Manual é um dos resultados do “Programa de Gestão Ambiental de Resíduos em Canteiros de Obras”, iniciativa do SindusCon-SP que contou com a assessoria das empresas I&T, Informações e Técnicas e Obra Limpa Comércio e Serviços Ltda. e que, em caráter experimental, implantou uma metodologia para gestão de resíduos em canteiros de obras das seguintes construtoras: Barbara Engenharia e Construtora Ltda., BKO Engenharia e Comércio Ltda., Construtora Humaitá S.A., Cyrela Construtora Ltda., DP Engenharia e Empreendimentos Ltda., Fortenge Construções e Empreendimentos Ltda., InMax Tecnologia de Construção Ltda., Sinco Sociedade Incorporadora e Construtora Ltda., Souen & Nahas Construtora e Incorporadora Ltda., Tecnisa Engenharia e Comércio Ltda e Tecnum & Corporate