sistemas construtivos
O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração (cerca de 10 % da sua resistência à compressão). Assim sendo, é imperiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistência à tração, com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir às tensões de tração atuantes. Com esse material composto (concreto e armadura – barras de aço), surge então o chamado “concreto armado”, onde as barras da armadura absorvem as tensões de tração e o concreto absorve as tensões de compressão, no que pode ser auxiliado também por barras de aço (caso típico de pilares, por exemplo). No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois não basta apenas juntar os dois material para se obter o concreto armado. Para a existência do concreto armado é imprescindível que haja real solidariedade entre ambos o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta.
O concreto armado é um material que vem sendo largamente usado em todos os países do mundo, em todos os tipos de construção, em função de várias características positivas, como por exemplo: economia, conservação, rapidez de construção, segurança contra fogo, impermeabilidade, resistência a choques e vibrações. Por outro lado, o concreto armado pode apresentar desvantagens como: peso próprio elevado, reformas e adaptações são de difícil execução, fissuração (existe, ocorre e deve ser controlada) e transmite calor e som.
Sistemas construtivos em pré-moldados
A demanda do mercado em busca de prazos cada vez menores e que não percam sua alta qualidade vem forçando a construção civil a buscar novos desafios e tecnologias nos mais diversos setores. Os componentes estruturais em concreto, pela sua facilidade e rapidez na sua aplicação, tem sido cada vez mais