Sistemas construtivos
Atualmente, a tecnologia está significamente com um crescimento notável e as áreas de construção civil e arquitetura não poderiam ficar de fora. Encontramos esses avanços nos materiais de construção, ferramentas, máquinas e equipamentos e nos métodos de execução destes.
Em construções habitacionais populares, por exemplo, novos sistemas construtivos estão sendo aplicados de forma eficiente e prática graças ao grande desempenho desses elementos. Neste trabalho, abordaremos duas técnicas bastante utilizadas nesse tipo de construção e que também são utilizados em construções de grande porte.
Não poderíamos falar de avanços nas técnicas construtivas sem falar também na segurança e na resistência de uma estrutura, por isso o assunto sobre impermeabilização também será abordado como complemento deste trabalho.
1. Sistema monolítico com paredes de concreto armado
O sistema monolítico com paredes de concreto armado é um sistema construtivo feito com paredes de concreto montados no local da obra e que é bastante utilizado em construções de casas populares, pois requer uma grande quantidade, qualidade e custos acessíveis em um pouco espaço de tempo.
Para a execução da obra usam-se basicamente apenas fôrmas de aço, blocos de EPS (isopor) ou madeira ou chapas de metal para escoramento, e concreto.
Segundo o Arquiteto Cláudio Barcellos, idealizador do sistema construtivo usado pela Concre House, a construção das casas passa por sete etapas:
1) Montagem de gabarito, abertura e fechamento de esgoto e efluentes, com colocação de caixas de inspeção.
2) Concretagem do Radier e execução de contrapiso.
3) Marcação, montagem de kits e dos elementos elétricos e hidráulicos dentro das fôrmas, além de concretagem e desmontagem das fôrmas de paredes e lajes.
4) Montagem da estrutura do telhado, colocação de telhas e acabamento elétrico.
5) Colocação dos revestimentos: massa lisa, piso cerâmico, rodapé cerâmico, azulejos, textura