Biomas Brasileiros
O Brasil é dividido em sete biomas em terra e um bioma marinho.
BIOMAS:
Amazônia- Ocupa uma área de 49,29% do território brasileiro, e é constituída por uma floresta tropical. A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras. Tem clima equatorial úmido, é a maior formação florestal do planeta.
Cerrado- Ocupa 23,92% do território brasileiro, constituído principalmente por savanas.
Caracterizado por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneos. O seu clima apresenta uma estação chuvosa e outra seca, os solos são profundos e com pouco nutrientes. O Cerrado apresenta fisionomias variadas, indo desde campos limpos desprovidos de vegetação lenhosa a uma formação arbórea densa.
Mata Atlântica- Ocupa uma área de 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio
Grande do Sul. Apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estruturas e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre, tendo como elemento comum a exposição aos ventos úmidos que sopram do oceano. A variabilidade climática ao longo de sua distribuição é grande, indo desde climas temperados superúmidos no extremo sul a tropical úmido e semiárido no nordeste. O relevo acidentado da zona costeira adiciona ainda mais ariabilidade a este ecossistema. Nos vales geralmente as árvores se desenvolvem muito, formando uma floresta densa. Nas encostas esta floresta é menos densa, devido à frequente queda de árvores. Nos topos dos morros geralmente aparecem áreas de campos rupestres. E hoje em dia é o bioma mais ameaçado do planeta e mais devastado no Brasil.
Caatinga- A Caatinga abrange 9,92% do