Sistemas computacionais
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4
3 CONCLUSÃO....................................................................................................15
REFERÊNCIAS.....................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
Desde seu princípio, o homem tem a necessidade de uma boa e fácil interação com as interfaces do seu dia a dia, como exemplo, a maçaneta de uma porta. Parece muito óbvio que ao encontrar uma maçaneta o primeiro instinto será abrir ou fechar a porta, mas, não se pode esquecer que para tudo se tem um início, e lógico, algum dia inventou-se a primeira maçaneta. Será que no primeiro contato, o homem teve essa facilidade? Atualmente, são inovados e inventados vários tipos de interfaces, por isso, há grande preocupação em estudar em várias áreas a sua interação com o homem.
No campo da computação não poderia ser diferente, o estudo sobre interfaces já é realizado há muitos anos, com o objetivo de facilitar a interação. Geralmente, esse estudo é denominado como Interface Homem-Computador (IHC).
Com o avanço da tecnologia, o acesso ao computador tornou-se indispensável para inúmeros setores, causando uma necessidade enorme em facilitar a interação. Com isso, a importância do estudo sobre IHC vem aumentando, com o objetivo de ajudar na criação de sistemas computacionais com maior adaptabilidade ao ser humano.
Este trabalho tem como objetivo trabalhar o eixo temático aplicando os conteúdos estudados no semestre.
2 DESENVOLVIMENTO
O’Brien (2004, p. 7) define sistema “como um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado”.
Também comenta que “um sistema é um grupo de