Sistemas Computacionais
A tecnologia dos Sistemas computacionais tem avançado e com isso têm alcançado todos os níveis hierárquicos dos Sistemas de Informação fazendo com que enfrentem novos mercados, novos concorrentes. E isso tem influenciado na vida de todos a volta, e tem sido um diferencial para a muitas organizações.
Os sistemas de informações (SI) têm papel fundamental nas organizações, é através deles que um administrador consegue ter um acesso com facilidade as informações de todos os aspectos de sua organização e dessa maneira podendo garantir assim a qualidade da decisão a ser tomada.
Segundo O’Brien (2003) SI “é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”. Concordo com a ideia, pois através dela posso disseminara a informação e fornecer para o controle e para agilidade na tomada de decisão.
Afinal, a qualidade da decisão depende das informações que estão disponíveis no momento em que ela é tomada. Para Chiavenato (2000) tomada de decisão é o ”processo de análise e escolha, entre várias alternativas disponíveis, no curso de ação que a pessoa deverá seguir”.
É fundamental o planejamento da TI antes de sua utilização para evitar que a organização corra riscos desnecessários, pois o uso crescente da TI, ao mesmo tempo em que potencializa a capacidade das organizações em obter, manter ou combater vantagens competitivas, também eleva os riscos de gestão inerentes a qualquer tipo de decisão e ação.
O uso de ferramentas computacionais e métodos para gerenciar informações são de extrema importância, a integração entre os sistemas faz com que numa mesma tela ou relatório possa se obter o conhecimento de todas as áreas da empresa. E essas informações podem reduzir o custo de produção, diminuir o tempo de resposta ao mercado. Por isso da sua importância.