Sistemas Computacionais
1.1 VISÃO GERAL DOS SISTEMAS COMPUTACIONAIS
Um sistema computacional consiste em um conjunto de dispositivos eletrônicos conhecidos como hardware capazes de processar informações de acordo com as instruções de um programa (software). O software considerado mais importante é o sistema operacional, porque ele fornece as bases para a execução das aplicações, conforme o usuário deseja. Dentre os exemplos de sistemas operacionais mais conhecidos estão Linux e o Windows, sendo o ultimo citado um dos mais utilizados dentre usuários domésticos, o qual é produzido pela Microsoft.
Um sistema computacional pode ser composto de rede de computadores, servidores e cluster, dependendo da situação e das necessidades. É aquele que apoia ou automatiza a realização de atividades humanas através do processamento de informações. Os sistemas computacionais são caracterizados por dois componentes básicos: Hardware - parte física e Software - parte lógica, e essa é uma divisão primária para facilitar o entendimento da organização de um sistema computacional. Entretanto, esses dois componentes trabalham integrados e de forma complementar, pois coexistem simultaneamente em um sistema computacional.
Em última análise pode-se visualizar um sistema computacional como um conjunto composto por computador (hardware) e por aplicativos (software). Isto porque o computador é um sistema integrado de processador(es), memória(s) e dispositivo(s) de E/S (Entrada e Saída), interconectados por barramento(s), em que a quantidade, capacidade, características desses elementos é variável e diferente para cada aplicação ou sistema. Tendo isso em mente, pode-se imaginar que a variedade de sistemas é muito grande, desde sistemas uniprocessador, ou seja, com um único processador, até sistemas paralelos com dezenas ou centenas de processadores, passando pelos computadores do tipo dual e quad core.
1.1.1 ARQUITETURA VON NEUMANN E HARVARD
A definição de Arquitetura de Computadores