Sistema
À
MICRO-INFORMÁTICA
1 - CONCEITOS E INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS DE COMPUTAÇÃO
1.1 - Conceitos básicos
Durante todo o nosso dia, executamos diversas operações, isto é, processamos informações para gerar novas informações, para os mais diversos propósitos.
Ler um livro, um jornal, fazer um bolo a partir de uma receita, resolver um problema de matemática, são exemplos de processamentos cotidianos, onde entidades existentes, após convenientemente tratadas, se transformam em outras.
a) Processamento é um conjunto de atividades que, atuando sobre entes iniciais, geram outros entes como resultado, ou os mesmos, sob outra forma, chamados finais.
Então:
b) Processamento de Dados é um conjunto de operações que são aplicadas sobre determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações.
c) Informática é a ciência que estuda métodos para o tratamento da informação por meios computacionais.
Seu principal instrumento de trabalho é o computador.
Todo mundo sabe que a lâmpada elétrica foi inventada por Thomas Edson, ou que
Graham Bell foi inventor do telefone. Mas quem INVENTOU O COMPUTADOR?
Charles Babbage é para muitos, o inventor do computador, embora a maquina projetada (maquina analítica) não tenha sido construída, ela apresenta uma grande semelhança em sua estrutura lógica com os atuais computadores. Mas não podemos esquecer que muitos outros contribuíram e continuam a contribuir, pois o computador é um invento que está sempre mudando, ficando cada vez menor, mais poderoso e mais aperfeiçoado! Da mesma forma, não podemos dizer com certeza quando o computador foi inventado.
Os primeiros computadores eletrônicos modernos foram inventados durante a Segunda
Guerra Mundial, para ajudar nas decisões estratégicas, decodificação de mensagens, cálculo de alvos, etc.
d) Computador é um equipamento eletrônico, capaz de tomar decisões lógicas e fazer cálculos, controlados por um conjunto de instruções, cujo principal