Sistema único de saúde
Nas disposições gerais dessa lei, fica decretado que o SUS deve ser garantido com um acesso igualitário a todos. Sendo assim, é compreendido que são integrados a saúde fatores como, a moradia, alimentação, saneamento básico, educação, entre outros.
O SUS é, ainda, seguindo suas diretrizes e princípios, dividido em três doutrinas, sendo estas a universalidade, que garante a promoção da saúde a todos os cidadãos, sendo que o seu acesso deve ser garantido pelo governo, seja ele municipal, estadual ou federal. A equidade, estabelecendo que todo indivíduo deve ter o mesmo acesso ao serviços de saúde, sem beneficiar pessoas de maior renda, garantindo uma igualdade social. E, ainda, pela doutrina da integralidade pela qual fica garantido um atendimento do SUS de forma mais expansiva e qualificada, prestando serviços que podem variar entre uma reabilitação física, ou até mesmo mental.
O Sistema Único de Saúde é regido também por alguns princípios, tais como da regionalização e hierarquização, pelo qual fica dividido o serviços de saúde seguindo as necessidades de cada situação. O princípio da resolubilidade, ou seja, que esse serviço deve resolver os problemas de saúde, até onde possuir capacidade para tal. O princípio da descentralização, que faz uma distribuição das responsabilidades entre governo federal, estadual e municipal, buscando com isso, aumentar o compromisso dessas diferentes esferas para com a saúde. Há também, a participação dos cidadãos no que se refere às políticas de