História da propaganda
CURSO PROPAGANDA E MARKETING
Campus Santos
Planejamento de mídia
História da propaganda Brasileira 2013
Santos 2013
ANOS 1910 E 1920
Conforme visto no stand e pelo que foi dito pelos alunos, nos anos 10 e 20, todos os anúncios eram feitos manualmente, todos delicadamente desenhados. Por isso, fizeram o layout do stand todo desenhado, mostrando casas e prédios antigos. A intenção do grupo era que os visitantes se sentissem entrando nas casas da época.
As marcas e propagandas que marcaram época foram: * Aspirina * Biotônico * Guaraná champagne * Cigarros
Os redatores eram contratados para corrigir todos os anúncios que sairiam nos jornais ou revistas da época, detalhe, página por página.
Havia um homem chamado José Lira, que fazia anúncios elitizados, não era qualquer produto que tinha uma propaganda desenhada por José Lira.
Os anúncios da época eram baseados na Europa.
ANOS 1930 E 1940
Nos anos 1930 e 1940 o foco das propagandas era a guerra. Após 1945, o foco mudou para as maquiagens, limpeza, coisas mais femininas. O auge do rádio foi nessa década, pessoas ricas o sustentavam financeiramente, e também compravam os produtos que eram anunciados no rádio. Foi nessa época que Getúlio Vargas implantou o programa “a hora do Brasil”, que funciona até hoje, diariamente, as 19:00hs. As principais propagandas da época eram: * Sabonete Life Buoy * Bragança * Melhoral * Leite moça, entre outros.
O cenário foi baseado na moda da época.
Interessante que o grupo apresenta os jingles da época para os visitantes do stand. Eles também possuem uma vitrola de época, e elas funcionam, foi algo que chamou bastante atenção.
ANOS 1950 E 1960 Essa época foi marcada pela entrada da televisão no Brasil. O primeiro canal foi a TV Tupy. Todos os comerciais eram feitos ao vivo. O grupo me informou que o primeiro comercial feito em novela, foi na