sistema e desenho de controle
Sistemas de controle são conjuntos coordenados de regras, princípios e praticas que integram de forma regular e previsível buscando coletar informações essenciais ao processo de controle, que na verdade são sistemas que fornecem informações, monitoram e avaliam o desempenho de uma organização.
Desenho de um sistema de controle
O desenho de um sistema de controle são ferramentas e procedimentos que servem para coleta de informações pertinentes a varias áreas da organização financeira, comercial etc., onde essas informações serviram para uma maior clareza sobre o andamento das atividades organizacionais, elas obedecem as seguintes características;
Precisão, se refere na confiabilidade que aquela informação traz, significa uma informação transparente e sem erros, caso uma informação dessas seja transmitida com alguma distorção ou dado alterado, com ou sem consentimento, esse dado pode fazer com que o gestor tome alguma decisão imprecisa onde acarretara em um desvio de desempenho da organização causando assim uma perda de investimento por parte da organização.
Rapidez, a informação tem que chegar num tempo onde a mesma seja considerada oportuna pois sendo diferente será considerada uma informação desnecessária e também contribuirá para um desvio de atenção do gestor.
Economia, um sistema de controle é considerado eficaz quando esse pode gerar benefícios que possa cobrir os custos envolvidos para a sua implementação, pois um sistema implementado onde sua manutenção faça com que não se tenha um retorno economicamente viável para a organização.
Flexível, a organização precisa ser capaz de se ajustar a diferentes ambientes oferecidos internos e externamente a ela, pois o sistema de controle deve ser capaz de mostrar onde existem oportunidades ou corrigir falhas de maneira mais eficaz possível.
Inteligibilidade, a característica onde o sistema deve ser de fácil compreensão ao seu usuário, pois, se o sistema de controle não pode ser compreendido