Sistema Voisin
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Manejo Ecológico de Pastagem
MONTES CLAROS
MAIO 2014
PASTAGEM ECOLÓGICA
O conceito de pastagem ecológica vem sendo bastante usado em diversas regiões do país, principalmente na região Amazônica, onde é crescente a necessidade de se praticar uma pecuária sustentável e mais produtiva.
OBJETIVOS
O principal objetivo do manejo da pastagem ecológica é utilizar a forragem disponível para se obter o máximo de produtividade, sem prejudicar as plantas forrageiras, respeitando o meio ambiente e proporcionando um ambiente de bem-estar aos animais. O complexo ecossistema da pastagem que envolve as várias inter-relações entre clima-soloplanta-animal deve ser conhecido e entendido, de modo a permitir que a pastagem seja racionalmente manejada. Cada um desses componentes pode ser considerado como parte de um grande complexo biológico no ecossistema pastoril, pois são considerados como parte de um todo.
Fluxo de energia dentro um ecossistema pastoril
A energia capturada pelas plantas é transferida para o animal, caso o animal não a consuma ela é mantida sob o solo e vários microrganismos (bactérias e fungos) irão utilizá-la e transformá-la em nutrientes que serão aproveitados pelo solo. Quando a planta é consumida pelos animais, parte da energia é utilizada para o crescimento de tecidos e outra parte volta ao solo na forma de fezes e urina ou quando o animal morre (BRISKE;
HEITSCHMIDT, 1991).
De acordo com Melado (2000), a pastagem ecológica pode ser implantada a partir de uma área de pastagem qualquer, já formada, com a adoção dos seguintes requisitos:
●
●
●
●
Aplicação criteriosa, do Sistema de Pastoreio
Racional Voisin.
Busca por uma diversidade de forrageiras
(gramíneas e leguminosas).
Arborização adequada das pastagens (com preferência por espécies nativas).
Exclusão do uso de adubações químicas altamente solúveis,