agrossilvipastoril
SISTEMA ROTACIONADO
VOISIN
ANDRE VOISIN
Nas regiões tropicais, a produção animal é, praticamente, dependente de pastagens. No trópico brasileiro, a evolução do tempo tem mostrado uma crescente mudança das pastagens naturais para as cultivadas, como se verifica no
Estado de São Paulo, o qual apresenta cerca de 80% de sua área de pastagens ocupada pelas cultivadas.
Tradicionalmente, nas regiões do Brasil a exploração das pastagens naturais é feita de forma extrativista, proporcionando dessa maneira, a degradação progressiva da pastagem.
Em decorrência disso, observa-se uma busca contínua de “novas” e até
“milagrosas” gramíneas forrageiras para substituir aquelas que foram utilizadas, sem no entanto, preocupar-se em corrigir os problemas que levaram à queda da produtividade da pastagem. Provavelmente, os problemas estão na fertilidade dos solos e no manejo das pastagens.
O sistema de Pastoreio Racional Voisin, hoje já implantado com sucesso em milhares de propriedades espalhadas por todo o Brasil, tem aplicação universal, por que se baseia em leis universais da natureza que funcionam em todos os lugares, independente do clima ou fertilidade do solo (MELADO, 2000).
Em 1964, o Engenheiro Agronomo e pecuarista NIlo Romero iniciou o progeto pioneiro de voisin em Bage no RS.
Logo em seguida, as experiencias de nilo romero chamaram a atenção de tecnicos e fazendeiros de todo o Brasil.
O aumento da utilização do sistema voisin foi possivel em meados de da decada de 80 com a chegada de eletrificadores de cercas que viabilizaram a utilização do sistema
Atualmente o sistema é utilizado em todo o Brasil sendo impregado para bovinos, caprinos, bubalinos e ovinos.
O sistema voisin consiste de utilizar areas de pasta em piquetes
Isso da ao pasto um perio de descanço e e ausilia a pastagem a recuperar-se