Regiao sudeste
O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo, Campos de Jordão e Ouro Preto.
Os climas subtropical e semi-árido também são vistos na região, o primeiro no sul do estado de São Paulo, próximo a divisa com o Paraná, com uma grande variação térmica e boa distribuição pluvial, e o segundo no norte de Minas Gerais, caracterizado pela aridez e baixa pluviosidade.
Festas
A maior parte das festas celebradas no interior do Sudeste é de cunho religioso, como a festa do Divino, os festejos da Páscoa e os dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação à Aparecida (SP). A Congada (que relembra a coroação dos reis do Congo) é uma festa, trazida pelos escravos, comum aos quatros estados da região, sobretudo no Espírito Santo. A Cavalhada é uma festa de grande destaque em Minas Gerais.
No Rio de Janeiro, temos o Jongo e o Bumba-meu-boi. Há ainda as grandes festas não-religiosas, como o Carnaval e a queima de fogos do réveillon do Rio, as festas de peão de boiadeiro de São Paulo, das quais a mais importante é a do peão de Barretos, o Festival de Música de Inverno em Campos do Jordão (SP) e a festa do 12 de Outubro em Ouro Preto (MG), tradicional comemoração organizada pelas repúblicas de estudantes da cidade, que hospedam turistas de todo o país.