Contabilidade agrobusiness
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade em Agrobusiness, como requisito para a nota da modalidade VT. Esta pesquisa mostrará de forma clara, um tema de suma importância para a pecuária, Pastoreio e suas classificações Rodízio e ContÍnuo, inter-relacionando com os demais temas, tais como: Pastagem e Forragem.
PASTOREIO
O Pastoreio é modo de como será trabalhado a Pastagem, e também umas necessidades básicas da PECUÁRIA.
Pecuária é arte de criar e tratar o gado.
Gado são animais geralmente criados no campo para serviços na lavoura, para consumo doméstico ou para fins industriais e comerciais. Exemplo: Bovinos, suínos, eqüinos, ovinos, etc.
Pastagem é onde pasta ou pode pastar o gado. É uma das partes mais importantes do planejamento agropecuário, uma vez que a boa pastagem contribuirá, em conjunto, para a melhoria da qualidade do gado, para o alto rendimento do projeto, há dois tipos de pastagem: a natural e a artificial:
Natural: São áreas não cultivadas, utilizadas para a pastagem, das quais se aproveita o potencial natural (campos, cerrados, capins naturais, etc.).
Artificial: É aquela formada por pastos cultivados. Geralmente, exige preparo adequado do solo, através de destocamento, arações, adubações, gradagem, plantação ou semeadura.
Basicamente, há dois tipos de pastoreio: em rodízio e continuo:
Pastoreio Rodízio
Também conhecido como Método Voisin. Em 1951, surge o Método Voisin do Professor André Voisin da Escola Nacional de Veterinária de Alford, em Paris. Este método caracterizou-se pela interação Plantas x Animais, no sentido de melhoramento da vida do outro, bem como visava o equilíbrio de nutrientes no solo.
Em determinado momento, interrompe-se o pastoreio para manter o pasto em repouso por certo tempo. Esta técnica moderna torna-se possível dividindo-se uma grande área em piquetes (que são identificadas por um número), em seguida, introduz-se o pastoreio rotativo.
Essa modalidade permite que o