Sistema urogenital masculino e feminino
SISTEMA URINÁRIO: A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo. Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela formação da urina, os rins, e outros, a eles associados, destinados à eliminação da urina: ureteres, bexiga urinária e uretra.
ÓRGÃOS DO SISTEMA URINÁRIO:
Rins: É um órgão par, localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retroperitoneal. Os rins estão situados à direita e à esquerda da coluna vertebral, ocupando o direito uma posição inferior em relação ao esquerdo, em virtude da presença do fígado à direita. O órgão, no homem, tem a forma de um grão de feijão, apresentando duas faces, (anterior e posterior), e duas bordas, (medial e lateral). Suas extremidades, (superior e inferior), são comumente denominadas pólos e, sobre o pólo superior, situa-se a glândula supra-renal, pertencente ao sistema endócrino. Os rins estão envolvidos por uma cápsula fibrosa e, quase sempre, é abundante o tecido adiposo perineral constituindo a cápsula adiposa. A borda medial do rim apresenta uma fissura vertical, o hilo renal, por onde passam o ureter, artéria e veia renais, linfáticos e nervos. Estes elementos constituem, em conjunto, o pedículo renal. Dentro do rim o hilo se expande em uma cavidade central denominada seio renal que aloja a pelve renal, que é a extremidade dilatada do ureter.
CORTE FRONTAL (Visão macroscópico dos rins): Córtex renal, medula renal, pirâmides renais, colunas renais, pelve renal, cálices renais (maiores e menores), papilas renais e raios medulares. O rim pode ser estudado em um corte macroscópico frontal que o divide em duas metades, anterior e posterior. Examinando uma das metades é fácil reconhecer ao longo da periferia do órgão uma porção mais pálida, o córtex renal, que se projeta numa segunda porção, mais escura, a medula renal, onde encontramos as pirâmides renais. As pirâmides têm os ápices voltados