Sistema urogenital
Leonardo Felix de Oliveira Silva
Resumo do sistema Urogenital do Livro Embriologia Básica.
Feira de Santana
2013
1.0 Introdução
Pode-se dividir o sistema urogenital em duas partes funcionalmente; sistema urinário (excretor) e no sistema genital (reprodutor), anatomicamente são intimamente associados. O desenvolvimento das adrenais também será descrito pois existem duas razões: A ligação intima da adrenal com os pólos superiores dos rins. A hiperplasia congênita da adrenal causa virilizarão, ou seja aumento do tamanho do clitóris.
O sistema urogenital desenvolve-se do mesoderma intermediário.
2.0 Desenvolvimento do sistema urinario
O desenvolvimento do sistema urinário acontece primeiro( antes do sistema genital). São componentes do sistema urinário: Rins, ureteres, bexiga e a uretra.
2.1 Desenvolvimento dos rins e dos ureteres
Segundo MOORE " Três conjuntos de órgãos excretores, ou rins, se desenvolvem nos embriões humanos: O pronefro, o mesonefro e o metanefro."
O primeiro conjunto é rudimentar, não tendo funcionamento. O segunda é desenvolvido e funciona somente por um período breve. O metanefro é o que irá formar os rins permanentes.
Os metanefros ou rins permanentes tem o inicio do seu desenvolvimento na quinta semana e começam a funcionar na nona semana aproximadamente. A urina é excreta na cavidade amniótica, se misturando com os líquidos ali presentes.
Segundo MOORE " O divertículo metanéfrico é uma evaginação do ductor mesonéfrico perto de sua entrada na cloaca, e o mesoderma metanefrico deriva da parte caudal do cordão nefrôgenico". A haste do divertículo metanéfrico irá se transforma no ureter e sua extremidade na pelve renal. Os túbulos coletores retos, se ramificam, formando vários túbulos coletores. As primeiração gerações de tubos coletores crescem formando os grandes cálices. As segundas quatro gerações formam