Sistema urinário
SISTEMA URINÁRIO
ÓBIDOS-PARÁ
2012
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR PATOS DE MINAS
Claudir Marinho Gomes
SISTEMA URINÁRIO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Anatomia Humana, sob a orientação do Professor Paulo Tavares.
ÓBIDOS-PARÁ
2012
SISTEMA URINÁRIO
O sistema urinário é um dos sistemas excretores. O conjunto de órgãos é responsável pela filtração do sangue produzindo urina e controlando o equilíbrio hídrico do corpo. Constituem-se órgãos urinários, 02 (dois) rins que produzem a urina, 02 (dois) ureteres que conduzem a urina do rim até a bexiga, 01 (uma) bexiga que é responsável por armazenar a urina temporariamente e 01 (uma) uretra a qual é responsável por expelir a urina para o meio externo. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
Os rins são dois órgãos, que possuem formato similar ao de um grão de feijão, ficam localizados na parte posterior do abdômen e anterior aos músculos lombares. Sua coloração é vermelho-parda, o rim esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito, que por sua vez situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo.
Na margem medial côncava de cada rim fica situada uma fissura que é denominada de Hilo Renal, por onde passa o Pedículo Renal que é formado pela Artéria Renal, Veia Renal e a Pelve Renal. No hilo, a veia renal está anterior à artéria renal, que está anterior à pelve renal. Os rins apresentam 02 (duas) faces, 02(duas) bordas e 02 (duas) extremidades, as faces anterior e posterior são lisas, porém a anterior é mais convexa e a posterior mais plana, na extremidade superior fica localizada a Glândula Supra-Renal.
A anatomia interna dos rins apresenta as pirâmides renais, onde a extremidade mais larga de cada pirâmide, bispa o córtex renal, a mais estreita chamada de papila renal, aponta para o hilo. Os segmentos do córtex renal que se estendem entre as pirâmides