Sistema urinário-anatomia
CURSO DE ODONTOLOGIA
LUCAS FERREIRA DA COSTA
SISTEMA URINÁRIO
JOÃO PESSOA/PB
2011.1
LUCAS FERREIRA DA COSTA
SISTEMA URINÁRIO
Trabalho apresentado à disciplina de Anatomia I do Departamento de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, como exigência parcial para obtenção da nota do terceiro estágio.
Prof. Haroldo de Figueirêdo Diniz
JOÃO PESSOA/PB
2011.1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................3
INTRODUÇÃO O sistema urinário estar relacionado à formação, o armazenamento e a eliminação dos resíduos do metabolismo, através da urina, participando da manutenção da homeostase, isto é, do estado de equilíbrio nas funções e na composição dos fluidos. A excreção é responsável pela eliminação de resíduos, como o CO2, a amônia, a uréia e o ácido úrico. A partir de reações químicas que se passam no meio extracelular, esses resíduos inúteis ao organismo, muitas vezes dotados de toxidade, devem ser eliminados. Através da decomposição de proteínas, lipídios e carboidratos no metabolismo obteremos como produtos finais a amônia, o ácido úrico e a uréia, que serão transportados para a eliminação. O sistema urinário é o principal sistema de eliminação do organismo, mas não é o único. A pele e os pulmões também atuam nessa função.
DESENVOLVIMENTO
1- SISTEMA URINÁRIO
O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, uréia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.