Anatomia do sistema urinário
RINS:
São órgãos pares, marrom-avermelhados, com formato de feijão, situados na parede posterior da cavidade abdominal (RETROPERITONEAIS). Apresenta uma face côncava (medialmente) e outra convexa (lateralmente).
O rim direito se relaciona antero-superiormente com o fígado, estando, por isso, localizado mais inferiormente em relação ao rim esquerdo. Ambos os rins se relacionam superiormente com as glândulas supra-renais (adrenais) e o músculo diafragmático e anteriormente, se relacionam com o intestino delgado. Anteriormente, ao rim esquerdo, há o pâncreas, e ao direito, há o duodeno. Superior ao rim esquerdo encontra-se o baço. Posteriormente, se relaciona com os músculos: transverso do abdome e quadrados lombares.
O sangue oxigenado é encaminhado pelas artérias renais, ramos da aorta abdominal, e, quando desoxigenado, retorna pelas veias renais que desembocam na veia cava inferior. O néfron é a unidade funcional do rim, apresentando estrutura microscópica.
- Internamente: A parte mais externa do interior do rim é chamada de córtex renal, que se estende pelas colunas renais. Tais colunas estão incrustadas na medula renal, composta por pirâmides renais. Das pirâmides a urina produzida na unidade funcional goteja pelas papilas renais nos cálices menores, que saem em cálices maiores e, por fim, na pelve renal. A pelve segue formando os ureteres, cujos óstios estão no chamado trígono da bexiga urinária (trígono vesical).
Hilo renal: local de entrada da artéria renal, saída da veia renal e do ureter (na JUP).
URETERES:
Retroperitoneais, transportam a urina dos rins até a bexiga. Direito menor que esquerdo. Começam na pelve renal para entrar na bexiga urinária nos ângulos póstero-laterais da base. Apresenta camada muscular, sendo esta a camada média. A camada interna é mucosa. A externa é chamada de adventícia. Os óstios estão no chamado trígono da bexiga urinária.
ureteres são SEMPRE retroperitoneais
Três estreitamentos