Mecanica dos materiais
ISBN (INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER).
International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro: O código de barras ISBN (International Standard Book Number) é utilizado para identificar livros e similares. O propósito do ISBN é identificar um título ou edição de um título de uma editora específica e é único para cada edição. A simbologia ISBN também é conhecida pelos termos International Standard Book Number, Bookland EAN, ISBN-13, ISBN-10 (termos originais em inglês). [pic] Que tipo de dado pode ser codificado com a simbologia ISBN?
O código de barras ISBN codifica dados sobre a editora, título, país de origem. OBS: Para uso desta simbologia é necessário registro junto a Fundação Biblioteca Nacional (www.bn.br).
Foi criado no Reino Unido, em 1967, pela livraria W H Smith, sendo chamado inicialmente de "Standard Book Numbering" (SBN). Desde então, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até que, em 1972, a International Organization for Standardization transformou-o em uma norma padrão internacional: a ISO 2108. O fundamento do sistema consiste em identificar numericamente um livro segundo seu título, autor, país (ou código de idioma) e a editora, individualizando inclusive edições diferentes. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão