Biologia humana
Qual a importância da descoberta o microscópio e da célula para os avanços nos estudos das ciências da saúde, no qual a Educação Física está inserida? E qual a importância das biomoléculas, como as proteínas, os lipídios e os carboidratos, para a prática da atividade física?
Desde a descoberta do microscópio, a humanidade ganhou uma ferramenta importante para a descoberta de várias doenças, e quando falamos de descobertas não podemos deixar de lado as celulas que passou a nos mostrar o mundo minúsculo das células e dos microorganismos. Essas descobertas foram de grande importância principalmente para uma vida mais saúdavel, porque a partir dele, os cientistas podem estudar pequenos vírus que dão origem a doenças graves, que a partir desse estudo, acabam se originando as vacinas contra essas doenças.
As biomoléculas é de grande importância porque, todas elas em conjunto satisfazem as necessidades de sobrevivência dos seres vivos, isto é, porque as biomoléculas desempenham funções estruturais, energéticas, protectora, vitamínica e hormonal. Por exemplo: As proteínas, são as móléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade.
Portanto, os praticantes de atividades físicas, devem cada vez mais estar consciente dos benefícios que uma alimentação adequada pode trazer a saúde. Uma orientação nutricional personalizada, juntamente com um treinamento adequado e bem elaborado, proporcionará aos praticantes grandes conquistas e excelentes resultados. Lembre-se: uma dieta equilibrada deve respeitar as quatro leis do escudeiro: adequação, harmonia, quantidade e qualidade.
Os lípideos são um grupo de moléculas caracterizadas por serem insolúveis na água e solúveis em solventes orgânicos ( como clorofórmio e metanol). Assim são facilmente separáveis dos outros