Trabalho de Anatomia - Sistema Urinário
Sistema Urinário
João Pessoa - Maio de 2013
Anatomia Humana
Seminário sobre
Sistema Urinário
1º Período de Estética e Cosmética
Professor: Glauber Melo
Alunas:
Antônia Lucimária
Bárbara Ferreira
Bárbara Gomes
Bárbara Lucena
Harryana Medeiros
Layanna Patrynny
Letícia Gorgonho
Paloma Verçoza
Thathyaya Figueiredo
Introdução
Milhares de processos metabólicos do corpo produzem centenas de produtos de excreção. O sistema urinário os remove filtrando e limpando o sangue quando ele passa através dos rins. Outra função vital é a regulação de volume de acidez, salinidade, concentração e composição química do sangue, da linfa e de outros líquidos do corpo. Sob o controle hormonal, os rins monitoram continuamente o que liberam na urina para manter um equilíbrio químico saudável. Distúrbios do sistema podem ser sutis, por isso os sintomas relacionados à micção devem ser prontamente relatados.
A formação de urina pelos rins elimina resíduos e excessos de substâncias do sangue, ajudando a manter o correto equilíbrio corpóreo de água, sais e minerais. A produção de urina é controlada por vários hormônios e é influenciada por corrente e pressão sanguíneas, quantidades de água e nutrientes ingeridos, perda de líquidos (através de transpirações sangramento, por exemplo), condições externas (especialmente temperatura) e ciclos regulares do corpo (como sono e vigília).
Componentes: Rins, ureteres, bexiga e uretra.
Anatomia do sistema urinário
O sistema urinário é composto por um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Esses componentes, em conjunto, atuam nas funções de regulação do volume e da composição dos fluidos corporais, removendo as excretas e o excesso de água do corpo, formando a urina.
Os dois rins são órgãos avermelhados, de forma semelhante a feijões e localizam-se em ambos os lados da região lombar acima da cintura,