sistema urinario
NÉFRON: é a unidade funcional dos rins, composta por: 1) Cápsula de Bowmann 2) Túbulo contorcido proximal 3) alça de Henle 4) Túbulo contorcido distal 5) ducto coletor 6) glomérulo. Cada nefro é formado por uma parte arredondada chamada cápsula de Bowmann dentro do qual se encontra um glomérulo. GLOMÉRULO: é um enovelado de capilares sanguíneos e é onde ocorre a formação do filtrado. possui uma arteríola que traz o sangue a ser filtrado- aferente e uma com o sangue já filtrado- eferente. ESTRUTURA DO GLOMÉRULO: no glomérulo o líquido filtrado do plasma atravessa 3 camadas- endotélio fenestrado( membrana de filtração), membrana basal da cápsula de Bowmann, células epiteliais da cápsula.
FILTRAÇÃO GLOMERULAR: o sangue chega aos rins com uma pressão arterial muito grande para as estruturas do glomérulo. O plasma com as toxinas e moléculas pequenas extravasa com força para a cápsula de Bowmann passando assim os materiais que devem ser desprezados, grande moléculas não atravessam sendo encontrado no filtrado somente pequenas moléculas e sais. REABSORÇÃO RENAL: etapa que ocorre ao longo dos túbulos renais, iniciando pelo túbulo proximal (reabsorção das substâncias que saem da cápsula glomerular).
TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL: o filtrado recebe o nome de urina inicial visto que ainda não pode ser executada. Através do transporte ativo são reabsorvidas moléculas de glicose, aminoácidos, íons, sódio e cloro.com essas reabsorções o sangue fica mais concentrado e a água vai retornando ao plasma por difusão simples. ALÇA DE HENLE: continua a absorção de íons Na por transporte ativo e intensifica-se a reabsorção de água- ramo descendente - permeável à água e ao cloreto de sódio; ramo ascendente – impermeável a água. TÚBULO CONTORCIDO DISTAL: as células do túbulo distal retiram do sangue