Sistema Unico de Saude
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
POLITICA SOCIAL – SAUDE
RESUMO
ALUNA: DAYANA CAVALLARI EIDT
PROFESSORA: JULIANA DOMINGUES
FOZ DO IGUAÇU, PR
JUNHO - 2013
Com base no texto: ‘’ Desafios atuais do Sistema Único de Saúde – SUS e as exigências para os Assistentes Sociais’’, tendo como autoras Vera Maria Ribeiro Nogueira e Regina Célia Tamaso Miota começa relatando a cerca do processo de implementação do Sistema Único de Saúde – SUS, onde sua consolidação teve interesses divergentes, tanto das políticas públicas calcadas na universalidade, equidade e integralidade, participação da população e dever do Estado quanto às dificuldades para construir modelos assistenciais ancorados na concepção ampliada de saúde, que foi a base do processo de proposição do próprio SUS.
Esse debate se encontra no Serviço Social através de produções bibliográficas, onde de um lado é tratado o eixo ético político e outra que aborda a prática do profissional no âmbito do SUS.
Autores que abordam sobre o eixo ético- político são: Bravo (1996) e de Nogueira (2002, 2002a, 2004 e já As produções direcionadas à ação profissional, em meio às quais se salientam as de Costa (2000), Matos (2000), Vasconcelos (2002), Wiese (2002), Mioto (2004b), Nogueira (2003)).
O texto procura evidenciar a inserção do Serviço Social no campo da saúde, flexibilizando a ação profissional às diretrizes do SUS, o que sinaliza para um estatuto diferenciado da profissão no campo da saúde. Nessa perspectiva a argumentação está ancorada em três pontos que sustentam esta abordagem.
O primeiro está relacionado à concepção ampliada de saúde e a um novo modelo de atenção dela decorrente, incluindo-se a atenção à saúde como um dos pilares estruturantes dos sistemas públicos de bem estar construídos no século passado (CAMPOS E ALBUQUERQUE, 1999). O segundo é que, atualmente ocorre um movimento de reorganização e de atualização das práticas em