Sistema unico de saude - sus
R: Universalidade, Integralidade, Equidade sendo que:
Universalidade é o direito de TODOS (independentemente de nacionalidade, sexo, etc.) usufruírem do sistema de saúde quando sempre que se fizer necessário, ou seja, a saúde é um direito que será concedido a todos. Exemplo: Se uma alemã que está grávida vier ao Brasil a passeio e passar mal necessitando de atendimento médico ela terá o direito de ser atendida pelo SUS não só para o pronto atendimento, mas sempre que necessitar de algum tratamento ou cuidado médico.
Integralidade é o ato de buscar não apenas tratar, mas também prevenir as doenças, buscando sempre informar e lembrar as pessoas de como evitar a contaminação e também de seguir corretamente os tratamentos quando forem necessários, vendo a saúde do paciente como um todo, e visando seu bem estar integral. Exemplo: Um médico clínico geral lembrar a uma paciente que se deve usar camisinha para prevenir doenças ou que é necessário que se faça o papanicolau para evitar o câncer de colo no útero, ainda que não faça parte de sua especialidade, podendo assim evitar que a paciente contraia AIDS ou câncer de colo no útero.
Equidade trata-se da ação de priorizar o tratamento para aqueles que mais necessitarem, ou seja, procurar sempre atender com o máximo de prontidão os casos mais graves já que estes precisarão de mais assistência e rapidez que casos de menos gravidade. Exemplo: Uma pessoa que acaba de ser atropelada necessita de um atendimento rápido tendo assim que ser priorizada se comparada com alguém que apenas cortou o dedo, sem muita gravidade e necessitaria de cuidados mais simples.
2. Quais as diretrizes do SUS? Explique-as e exemplifique-as.
R: Descentralização, Hierarquização e Participação Integral da População.
Descentralização é a criação de divisões para que seja mais bem cuidado o sistema de saúde e que não fique todo centralizado em uma única parte do governo ou