Sistema Transacional
O principal objetivo do Sistema de Informação Transacional é obter, processar e fornecer todos os dados obrigatórios estabelecidos por regras de negócio e legislação, envolvidos com as funções básicas, que sustentam a operação da organização relacionadas com sua missão, seus programas e seus projetos. Tais sistemas objetivam, assim, apoiar a execução automatizada parcial e/ou total de tarefas rotineiras estruturadas, em que são claros os procedimentos, as regras de decisão e os fluxos de informação, e visa a eficiência, traduzida pela redução de custos e tempo ou, ainda, por aumento de produtividade. As aplicações voltadas ao processamento de transações foram os primeiros sistemas empresariais computadorizados, porque automatizavam tarefas altamente organizadas e repetitivas e podiam gerar benefícios tangíveis. Os sistemas transacionais foram mais usados primeiramente nas funções de contabilidade, orçamento e finanças, mas atualmente são consagrados em todas as operações rotineiras de todos os departamentos das organizações públicas, o que inclui os sistemas de compras e licitações, administração de almoxarifados e materiais, suporte aos inventários, arrecadação e processamento de todos os tributos, taxas, impostos, dívida ativa e execução fiscal, patrimônio, recursos humanos, educação, saúde, serviços urbanos, assistência social, processos e expedientes e um sem-número de outros exemplos.
Principais características dos Sistemas Transacionais: Coleta de dados através de mecanismos de entrada; Realização de cálculos; Armazenamento de informações e ordenação dos dados, facilitando o acesso a eles; Permite consultas, on line ou em batch dos dados, em diversas formatações; Produção de documentos e relatórios operacionais.
Principais Objetivos: Processar dados gerados, por e sobre as transações; Manter um alto grau de precisão e confiabilidade; Assegurar a integridade do dados da informação; Produzir documentos e relatórios em tempo real;