Sistemas Transacionais
Sistemas Transacionais (SPT Sistema de Processamento de Transações)
Um sistema transacional nada mais é do que um coração da maior parte das organizações empresariais, que dá apoio à monitoração e à realização das negociações de uma organização, gera e armazena dados sobre estas negociações. Enfim, os sistemas transacionais são os sistemas operacionais de uma empresa.
Os sistemas transacionais se caracterizam pela alta taxa de atualização, grande volume de dados e acessos pontuais, ou seja, pesquisas cujo resultado seja de pequeno volume.
São também, sistemas operacionais, não integrados, atendem em geral à área administrativo-financeira, controlam, na maioria das vezes, o fluxo de informações financeiras, e os usuários finais esboçam certa resistência a utilizá-los.
Sistemas transacionais, também conhecidos como sintéticos ou ainda OLTP – Online Transactional Processing - são aqueles que, como o nome sugere, baseiam-se em transações. Como exemplo podemos citar:
· Sistemas Contábeis;
· Aplicações de Cadastro;
· Sistemas de Compra, Estoque, Inventário;
· ERPs, CRMs;
· Sistemas de Folha de Pagamento;
· Faturamento.
Este tipo de SI, também identificados pela expressão "Electronic Data Processing" (EDPs), são necessários para o controle operacional das organizações.
Estes sistemas são encarregados da parte rotineira das operações da empresa. Sendo os dados por ele gerados, fonte de alimentação de outros sistemas de gestão. Muito embora esses sistemas só controlem o fluxo de informações operacionais, eles também disponibilizam informações para a tomada de decisão.
Um exemplo disso pode ser um sistema de controle de estoques que fornece informações sobre a movimentação do estoque para o departamento de compras. Este departamento poderá, através dessas informações, tomar decisões sobre quais produtos deverão ser comprados e em que quantidade.
Um EDP pode fornecer informações para