Sistema tegumentar
A pele e suas estruturas anexas - pêlos e unhas, juntamente com várias glândulas, músculos e nervos - compõem o sistema tegumentar (tegument = revestimento corpóreo). Esse sistema protege a integridade física e bioquímica do corpo, mantém a temperatura corpórea constante e fornece informações sensoriais sobre o ambiente circundante. Este capítulo discute o sistema mais visível do corpo, e que, freqüentemente, define nossa própria auto-imagem.
A pele consiste em diferentes tecidos que se juntam para realizar funções específicas. É o maior órgão do corpo em área e peso.
Em adultos, a pele cobre uma área em torno de 2 metros quadrados e pesa de 4,5 a 5 kg, o que corresponde a aproximadamente 16% do peso corpóreo total. A pele varia em espessura de 0,5 mm nas pálpebras a 4,0 mm nos calcanhares. Entretanto, na maior parte do corpo a espessura é de 1 a 2 mm. Dermatologia (dermat- = pele; -ologia = estudo de) é o ramo da medicina que lida com o diagnóstico e tratamento das doenças da pele.
Estruturalmente, a pele consiste em duas partes principais (Fig. 5.1). A parte superficial, e também a mais fina, é composta por tecido epitelial, a epiderme (epi- = acima de). A parte mais profunda, que consiste em tecido conjuntivo, é a derme. Ainda mais profundamente, e não fazendo parte da pele, há a camada subcutânea. Também chamada de hipoderme (hipo- = abaixo de), essa camada consiste em tecidos areolar e adiposo. Fibras que se estendem a partir da derme ancoram a pele à camada subcutânea, a qual, por sua vez, se prende aos tecidos e órgãos subjacentes. A camada subcutânea funciona como depósito de gordura e contém grandes vasos sanguíneos que suprem a pele. Essa região (e algumas vezes a derme) também contém terminações nervosas chamadas de corpúsculos lamelares (ou de Pacini) que são sensíveis à pressão (ver Fig. 5.1).
Epiderme
A epiderme é um epitélio queratinizado, estratificado e escamoso. Ela contém quatro tipos principais de células: