sistema tegular
Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo que tem a função principal de proteger as estruturas vitais. Suas principais funções são:
Proteger o corpo de ações do meio ambiente, evitar perda de líquido e evitar a entrada de substâncias ruins no organismo;
Regular a temperatura do corpo;
Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele.
Epiderme:
Também chamada de cutícula, essa parte da pele encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. O epitélio estratificado da epiderme é composto pelas seguintes camadas: estrato lúcido, estrato córneo, estrato basal, estrato espinhoso e estrato granuloso.
Derme:
Também chamada de pele verdadeira, a derme é elástica, rija e flexível. É a camada intermediária da pele que fica abaixo da epiderme. Nela encontra-se a elastina e o colágeno responsáveis pela elasticidade. As fibras da derme não são substituídas com a idade e as pessoas mais idosas apresentam mais flacidez.
Tecido Subcutâneo:
Essa parte não é considerada como parte da pele e por isso recebe o nome de hipoderme ou tecido subcutâneo. Ele é formado essencialmente pelo tecido adiposo e tecido conjuntivo frouxo. Possui as seguintes funções: fixar a pele e isolar o corpo de mudanças extremas no meio ambiente.
Anexos da Pele
Fazem parte desse sistema e recebem o nome de anexo. São eles: pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas e unhas.
Pêlos
São achados em todo o corpo com várias espessuras, cores e comprimentos. São apêndices que possuem uma estrutura composta de haste e raiz. Nos seres humanos eles são importantes para proteger a pele, diminuir a fricção e manter a temperatura do corpo. Em outros organismos eles recebem o nome de tracomas, cílios ou flagelos.
Os pelos nos mamíferos são constituídos de queratina e criados através do folículo piloso. Eles