Forro de placa Drywall
Esta tecnologia já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 100 anos e no Brasil este sistema veio ganhando espaço nos últimos anos em função da instalação em nosso país de três grandes fabricantes europeus do sistema: LAFARGE (francesa), PLACO (francesa) e KNAUF (alemã). O sistema drywall consiste numa edificação de paredes de gesso que são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. São chapas fabricadas industrialmente mediante um processo de laminação contínua de uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Tais sistemas são usados somente em ambientes internos das edificações, para os fechamentos externos, o sistema deverá utilizar perfis de aço estruturais (steel frame) e chapas cimentícias (resistentes à ação de ventos e chuvas). O método está sendo muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. A montagem do sistema drywall é fácil, com redução de prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Com o sistema, há um ganho de área útil que pode chegar a 4% a cada 100 m² e as paredes têm superfície lisa e precisa, diminuindo custos na preparação da superfície para a pintura. As chapas de gesso devem ser produzidas de acordo com as seguintes Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR 14715:2001, NBR 14716:2001 e NBR 14717:2001.
Processo de produção do gesso:
Matérias Primas:
O minério gipsita é extraído de jazidas selecionadas que garantem alto grau de pureza mínima adequada ao padrão de qualidade Placo.
Papel:
O papel especial de fibras longas, obtido através de matéria prima reciclada é produzido por empresas do grupo BPB . Introduzidos continuamente na linha de produção, os papéis superior e inferior são devidamente tencionadas e alinhados.
Guilhotina:
Uma vez formado e endurecido o tapete de gesso acartonado, é cortado em placas nos comprimentos programados.
Secador:
O secador de doze estágios é responsável pela