Sistema solar
O gráfico abaixo nos da uma estimativa atual aproximada da composição do universo: 4 % matéria bariônica, 22% de matéria escura e 74% de energia escura:
[pic]
Matéria Bariônica: A matéria bariônica se refere a todo o material composto principalmente de prótons, nêutrons e elétrons. Os astrônomos advertem que a matéria bariônica não deve ser confundida com a matéria escura, que também se considera em parte bariônica. Embora diferentes estas duas formas de "matéria escura", têm como característica comum, a pouca ou nenhuma emissão de luz ao serem extremamente difíceis de se observar no espaço.
Matéria Escura: É uma forma postulada de matéria que só interage gravitacionalmente (ou interage muito pouco de outra forma). Sua presença pode ser inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas e galáxias.
No modelo cosmológico mais aceito, o ΛCDM, que tem obtido grande sucesso na descrição da formação da estrutura em larga escala do universo, a componente de matéria escura é fria, isto é, não-relativístiva.
Energia Escura: É uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo. A principal característica da energia escura é ter uma forte pressão negativa. De acordo com a teoria da relatividade, o efeito de tal pressão negativa seria semelhante, qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade.
Idade do Universo
A idade do universo é o tempo entre o Big Bang até o presente momento. As observações atuais sugerem um valor de aproximadamente 13,73 bilhões de anos, com uma incerteza de aproximadamente ± 120 milhões de anos.Essa foi à conclusão mais recente, feita por astrônomos que trabalharam com os últimos dados da sonda WMAP (. Wilkinson Microwave Anisotropy Probe). É importante dizer também que a estimativa da idade do Universo trabalhada pela sonda WMAP vem de três estimativas, são elas: