Sistema Solar
A Terra é parte de um sistema solar que consiste de oito (e possivelmente dez) planetas orbitando ao redor de uma estrela gigante e incandescente chamada Sol. Por milhares de anos, astrônomos que vêm estudando o sistema solar perceberam que estes planetas marcham no espaço de uma maneira previsível. Eles notaram também que alguns movem-se mais rápido que outros (e alguns parecem mover-se para trás).
O Sol: o centro do nosso sistema solar
O Sol (que, por acaso, é apenas uma estrela de tamanho médio) é maior que qualquer um dos planetas em nosso sistema solar. Seu diâmetro é de 1.392.000 quilômetros. O diâmetro da Terra é de apenas 12.756 quilômetros. Mais de 1 milhão de planetas Terra caberiam dentro do Sol. A grande massa do Sol produz uma enorme atração gravitacional que mantém todos os planetas do sistema solar em suas órbitas. Até mesmo o anão Plutão, que está a 6 bilhões de quilômetros de distância, é mantido em sua órbita devido pelo Sol.
Planetas em nosso sistema solar
Cada planeta é único em nosso sistema solar, porém, eles também têm algumas coisas em comum. Por exemplo, todos os planetas têm um pólo norte e um pólo sul. Esses pontos estão no centro do planeta, em suas extremidades. O eixo do planeta é uma linha imaginária que passa pelo centro do planeta, conectando os pólos norte e sul. A linha imaginária que cruza o planeta em sua metade (como uma cintura) chama-se equador. Todos os planetas giram em torno de seus próprios eixos. Alguns destes giram mais rápido e outros mais lentamente. O tempo que um planeta leva para girar uma vez em torno de seu eixo é chamado de período de rotação. Para a maioria dos planetas em nosso sistema solar, o período de rotação é próximo à duração de um dia do próprio planeta. A duração do dia é o tempo entre nasceres do sol no mesmo ponto no planeta. Mercúrio e Vênus são exceções.
Assim como cada planeta no nosso sistema solar gira em seu eixo, eles também giram ao redor do Sol. O tempo que um