Sistema Sensorial Luana 1
Os cinco sentidos e sistemas nervosos periférico e central compõem o sistema sensorial.
O sistema sensorial é bastante complexo, a fim de cumprir a valorosa missão de detectar estímulos físicos e químicos. Ele é composto pelos órgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos. Graças a ele, podemos perceber melhor o mundo e nosso corpo. Assim, além de boas sensações, podemos escapar de problemas sérios, como evitar a ingestão de um alimento estragado, ao sentir o cheiro e gosto ruim, evitar queimaduras na pele, ao perceber que a água do banho está quente, etc.
Para tipos de estímulos diferentes, temos terminações sensitivas, do sistema nervoso periférico, específicas. Assim, há os quimiorreceptores, para detecção de substâncias químicas; termorreceptores, que captam estímulos térmicos; mecanorreceptores, responsáveis pela captação de estímulos mecânicos; exterrorreceptores, relacionados aos estímulos ambientais (intensidade de luz, calor, pressão, etc.); propriorreceptores, que captam estímulos do interior do organismo; e interorreceptores, recebendo informações acerca das condições internas do organismo. Tais terminações transformam os estímulos em impulsos nervosos, sendo transmitidos ao SNC, que é responsável pela interpretação dos mesmos e pelas reações corpóreas, ou seja: as sensações.
A sensibilidade dos estímulos varia de espécie para espécie. Cães, por exemplo, podem ouvir muitas frequências sonoras a mais do que seres humanos; mas têm capacidade visual de menor qualidade, em relação ao Homo sapiens.
Estímulo
Cinco sentidos:
Olfato, paladar, visão, tato e audição.
Aparelho digestivo:
Boca, faringe, esôfago, estômago;
Intestino delgado, intestino grosso;
Fígado, pâncreas, reto, ânus.
Aparelho respiratório:
Nariz, faringe, laringe, traquéia, pulmão;
Brônquio, alvéolo pulmonar, diafragma ;
Aparelho