Sistema respiratório
O sistema respiratório é formado por um conjunto de órgãos que se destina a promover a respiração, que ocorre em nível de alvéolos pulmonares. Uma série de eventos físicos e biomoleculares é essencial para que ocorra essa função. Uma mecânica ventilatória
(inspiração e expiração), que estabelece um ritmo ventilatório.
Esse sistema é composto por órgãos que conduzem o ar e que realizam o processo de respiração (trocas gasosas-hematose).
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratória superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
A via respiratória é composta por órgãos que efetivamente realizam a respiração pelos pulmões direito e esquerdo.
Nariz: o ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória.
O septo nasal separa essas duas cavidades. Os pelos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. A cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.
Faringe: é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo à frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como passagem de ar e alimento.
A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. Laringe: é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebras cervicais.
A laringe tem três funções:
Atua como passagem para o ar durante a respiração;
Produz som (a voz);