Sistema respiratório
Fisioterapia – 4º Período
SISTEMA RESPIRATÓRIO
SETEMBRO DE 2013
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Resenha do capítulo 9 DANGELO, J.G.; FATTINI, C. A.
Faculdade Pitágoras – Unidade Betim
Professora: Luciana F. F. Januzzi
Fisioterapia – 4º Período
BETIM, SETEMRO DE 2013
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Conceito
Característica básica dos seres vivos, consiste na absorção de oxigênio e a eliminação de gás carbônico. O pulmão é o órgão respiratório cuja função é promover o intercâmbio entre o ar e o sangue. Pode ser dividido em porção de condução: do nariz aos brônquios, e, porção de respiração: dos brônquios aos alvéolos.
Nariz
Passagem de ar, para filtrar, aquecer e umidificar. O nariz externo é visível no plano mediano, onde encontram-se as narinas, separadas por um septo que comunicam o meio externo com a cavidade nasal. Além dos ossos nasais e das porções das duas maxilas, fazem parte do esqueleto do nariz diversas cartilagens nasais.
A cavidade nasal é constituída pela cartilagem do septo nasal e lâmina perpendicular do osso etmóide e osso vômer; dividida em metades direita e esquerda pelo septo nasal que quase sempre desvia para direita ou esquerda. Grandes desvios dificultam a respiração e precisam de correção cirúrgica.
Os seios paranasais e/ou labirintos etmoidais são cavidades formadas por ossos do crânio como o frontal, a maxila, o esfenóide e o etmóide, cujo funções ainda não foram bem esclarecidas. A cavidade nasal situa-se superiormente à cavidade bucal, separada pelo palato; o seio frontal e a fossa anterior do crânio são superiores a ela; o seio esfenoidal, posterior; e os seios etmoidais e maxilares são laterais à cavidade nasal.
Faringe
É um tubo muscular associado aos sistemas respiratórios e digestórios. Trata-se de um canal que é comum para a passagem do alimento ingerido e do ar inspirado – as vias seguidas pelo bolo alimentar e pela corrente de aérea se