sistema respiratória
Resposta: as estruturas do trato respiratório superior são a cavidade nasal, a faringe, a laringe até o limite da traquéia. A medida que o ar é levado para dentro do corpo, a cavidade nasal e a faringe filtram e removem as partículas do ar e começam a umidificá – lo na temperatura corporal. O revestimento da mucosa dessas estruturas tem células que secretam muco e células ciliadas, ou seja são revestidas por um epitélio pseudoestratificado colunar ciliado.
02 – Descreva as mudanças nas pressões alveolares e intrapleural durante um ciclo respiratório.
Resposta: durante a inspiração a pressão alveolar baixa e o ar entra, durante a expiração aumenta a pressão dentro dos alvéolos e o ar sai do pulmão. Pressão alveolar varia entre positiva e negativa sendo negativa na inspiração e positiva na expiração. A pressão intrapleural que mantém o pulmão expandido e que faz com este aumente seu volume durante a inspiração é sempre negativa. Quando a pressão sobe, o volume sob para pequenas variações. Não existe grande regime de pressão.
03 – A membrana que reveste alvéolo – capilar é extremamente fina, porém com uma área muito extensa, tornando – a ideal para que o processo de hematose ocorra. Explique como este processo ocorre, identificando as camadas teciduais que devem ser vencidas pelos gases.
Resposta: Quando o ar chega no alvéolo deve cruzar a membrana alvéolo capilar. Os gases devem atravessar a camada de surfactante, a membrana epitelial do alvéolo e a membrana endotelial do capilar pulmonar. O oxigênio deve ainda cruzar uma camada de plasma, a membrana eritrocitária e o fluido