Biotecnologia florestal Completo
INTRODUÇÃO
A biotecnologia pode ser definida como o emprego de seres ou organismos vivos para o estudo e o desenvolvimento de produtos, processos ou técnicas com o objetivos sociais (RURAL NEWS, 2014), podemos dar como exemplos simples a produção de bebidas alcoólicas, como a cerveja ou o vinho, além da fabricação de alimentos fermentados como os pães ou, ainda, a produção de antibióticos, como a penicilina, originada por um fungo filamentoso. Certamente é uma ciência que abrange vários campos do conhecimento, segundo BORÉM (2007) uma área ampla e desafiadora da biotecnologia quem está crescendo é biotecnologia florestal, em que definiu-a como uma área dentro da biotecnologia que estuda a aplicação de cultura de tecidos, marcadores moleculares, biologia molecular e celular às arvores, visando benefícios ao homem e ao meio ambiente.
É importante ressaltar que biotecnologia florestal tem enorme importância no plantios clonais de florestas, uma vez que promove melhor crescimento de árvores e qualidade da madeira produzida (BORÉM, 2007). A mais recente fase da biotecnologia florestal definiu-se pela aplicação da genômica por meio das tecnologias de sequenciamento e pelo estudo de expressão gênica com microarranjos. Tais técnicas ajudaram no sequenciamento do genoma do Eucalytus no Brasil. Além disso há um projeto chamado The Pine Genome Initiative cujo seu objetivo é sequenciar o genoma de Pinus Taeda que poderá representar o maior genoma dentro dos abordados de animais e plantas (IPG, 2008).
DESENVOLVIMENTO
No brasil, a biotecnologia florestal está começando a se desenvolver, tanto em empresas privadas quanto nas instituições públicas de pesquisa, havendo campos de teste com teca e eucalipto (CIERO, ???). As principais características de interesse introduzidas nas árvores são tolerância a herbicida, resistência a insetos e doenças, tolerância ao estresse abiótico, melhoria na capacidade fotossintética e,