Sistema respiratorio
1. Cite os componentes da porção de condução do sistema respiratório.
R: O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
2. Dê as funções da cavidade nasal, faringe e laringe.
R:É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umidecido e aquecido.
A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia, Atua como passagem para o ar durante a respiração.
Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz);
Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).
3. Cite o trajeto do ar inspirado.
R: O ar inicia o seu caminho através das fossas nasais, das fossas nasais, o ar segue seu caminho para a faringe,.O ar inspirado pelas narinas ou pela boca necessariamente passa pela faringe antes de chegar à laringe. Após passar pela laringe, o ar segue caminho pela traqueia.Em sua região inferior há uma bifurcação, ou seja, separa-se em dois ramos, originando-se nos brônquios, os quais se penetram nos pulmões. O seu epitélio de revestimento é muco-ciliar e tem a função de aderir às partículas de poeira e as bactérias presentes no ar que são expelidas para fora posteriormente. Neste ponto, o ar chega aos pulmões. Nos pulmões, os brônquios se ramificam e dão origem a tubos cada vez mais finos, os denominados bronquíolos, e todo este conjunto de ramificação de bronquíolos são denominados de árvore respiratória. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas que são recobertas por capilares sanguíneos, isto é, pelos alvéolos pulmonares.
4. Comente sobre a estrutura do nariz e da cavidade