Irradiações
O trabalho que segue aborda assuntos relacionados a radiações, o que são, descobertas, fatos ligados, como os raios-x, a radioterapia, os efeitos das radiações e o grave acidente em Goiânia.
Este trabalho tem por objetivo ajudar na compreensão sobre o assunto abordado, bem como suas vertentes. Para isso foram feitas pesquisas que visam uma melhor absorção e entendimento do contexto e que buscam explanar os conhecimentos na área.
FÍSICA DAS RADIAÇÕES
Radioatividade é a desintegração espontânea de núcleos atômicos mediante a emissão de partículas subatômicas Uma das primeiras descobertas após a identificação dos elétrons foi a dos Raios-x por Roentgen em 1895.Roentgen observou a produção de um novo tipo de radiação quando um feixe de elétrons incidia num alvo sólido. Ao investigar suas propriedades, verificou que atravessava substâncias como vidro, papel e madeira, e chamou esses raios de raios-x.
Raios-x produzem ionização dos gases que atravessam, apresentam trajetória retilínea, e não se desviam pela ação de campos elétrico e magnético, não sendo então constituídos por partículas carregadas. Eles sofrem reflexão, refração e difração , sendo isso prova convincente de que consistem de radiação eletromagnética como a luz, porém com comprimento de onda menor.
Em 1896, o físico francês Henri Becquerel investigou o relacionamento entre raios X e o escurecimento de filmes fotográficos, através de materiais compostos de urânio. Uma parte desse sal de urânio foi colocada numa gaveta com placas fotográficas virgens. Após a remoção dos filmes, Becquerel observou que eles tinham sido expostos, embora ainda estivessem embalados em papel a prova de luz. Ele então sugeriu que o urânio emitia uma energia, que após penetrar a camada de papel, ainda era capaz de escurecer as placas fotográficas. Ele se referiu a essa energia como radiação ativa. Em 1898, Marie Curie voltou sua atenção a esse novo fenômeno, e lançou o termo radioatividade para descrever essa