Estudos Topografico
1.1 – Introdução
Os Estudos Topográficos realizados tiveram embasamento nas orientações e diretrizes constantes da NBR-13133, do “Execução de levantamento topográfico” da ABNT, edição de 1994, objetivando estabelecer uma base de referência para a elaboração dos demais estudos e projetos e, posteriormente, balizar os serviços da fase de implantação da obra de implantação da Delegacia a Receita Federal de Santarém/PA.
1.2 – Metodologia/Procedimento
A realização dos Estudos Topográficos teve como objetivo levantar e apresentar o original topográfico da área necessária para a implantação da Delegacia da Receita Federal de Santarém (DRF/SAN), em Santarém/PA. A área prevista para a implantação deste novo empreendimento localiza-se no Parque da Cidade, com acesso pela avenida Barão do Rio Branco. Nesta área de 15.000 m² está previsto acomodar todas as edificações, estacionamentos de veículos e bicicletas e demais instalações necessárias as atividades da DRF/SAN, bem como todos os seus arruamentos e respectivos acessos de integração com o sistema viário local. Para isso, foram exercidas as seguintes atividades:
Implantação de uma poligonal eletrônica principal;
Levantamento planialtimétrico cadastral pelo processo de irradiações;
Cadastro, englobando dispositivos de drenagem, redes públicas de água e esgoto existentes;
Cadastro das edificações, benfeitorias e interferências, como posteação de rede elétrica, cercas existentes, árvores e caminhos.
Todo o serviço de campo foi realizado através da utilização de aparelho topográfico denominado de “Estação Total”.
O referido equipamento apresenta vantagens em relação aos equipamentos tradicionais, como por exemplo, a capacidade de armazenar, processar, importar e exportar os dados coletados no campo. Possuem sensor ativo, que recebe e registra os dados a partir de um feixe de radiações na faixa do infra-vermelho, por ela próprio gerado, que atinge prismas colocados sobre o alvo objeto, retornando