SISTEMA RESPIRAT RIO Anatomia
CONCEITO
Em qualquer forma que se apresente, a respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Essencialmente, consiste na absorção, pelo organismo, de oxigênio, e a eliminação do gás carbônico resultante de oxidação celular.
O órgão respiratório, por excelência, é o pulmão.
DIVISÃO
Didática e funcionalmente, o sistema respiratório pode ser dividido em duas partes:
Porção de condução e Porção de respiração.
À primeira porção pertencem órgãos tubulares cuja função é a de levar o ar inspirado ate a porção respiratória, representada pelos pulmões, e destes conduzir o ar expirado, eliminando o CO2. Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos brônquios e traqueia, órgãos que realmente funcionam apenas como tubos condutores de ar (aeríferos). Acima destes, entretanto , situam-se a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores aeríferos. Assim, a laringe é também um órgão responsável pela fonação; a faringe esta relacionada com o sistema digestivo, parte dela servindo de tubo condutor de alimentos; e o nariz apresenta porção que cumprem função olfatória.
NARIZ
No estudo do nariz incluem-se:
Nariz externo – que é visível externamente no plano mediano da face.
Cavidade Nasal: Comunica-se com o meio externo através das narinas. Ela é dividida em metades direita e esquerda pelo septo nasal.
Seio paranasais: Alguns ossos do crânio, entre eles o frontal, a maxila, o esfenóide e o etmoide apresentam cavidades denominadas seios paranasais
FARINGE
É um tubo muscular associado a dois sistemas: respiratório e digestivo, situando-se posteriormente á cavidade nasal, bucal e à laringe, reconhecendo-se nela, por esta razão, três partes: Parte nasal, Parte bucal e Parte laríngica.
LARINGE
É o órgão tubular, situado no plano mediano e anterior do pescoço, que alem de via aerífica é o órgão da fonação, ou seja, da produção do som. Coloca-se anteriormente á faringe e é continuada diretamente pela traquéia.
TRAQUÉIA E